x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 172

Quem atende seller da Shopee/TikTok: vocês estão emitindo RPA e eSocial dos afiliados? E quanto cobr

Junior Garcia

Junior Garcia

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 24 setembro 2026 | 08:51

Pessoal, alguém aqui atende seller da Shopee ou do TikTok Shop? Queria trocar experiência sobre uma obrigação que, na minha carteira, quase ninguém estava cumprindo.

O cenário: o seller (PJ, geralmente Simples) paga comissão pra afiliado pessoa física — o influenciador que divulga o produto e recebe um percentual da venda. Isso é pagamento a autônomo. Na minha leitura, cabe RPA com retenção de INSS de 11% (limitada ao teto), CPP patronal de 20% quando o seller não é do Simples (ou é Anexo IV), e a informação no eSocial (S-1200/S-1210 com categoria 701, contribuinte individual) e, dependendo do valor, IRRF pela tabela progressiva. O problema é volume: seller médio paga dezenas ou centenas de afiliados por mês, com valores pequenos, e a plataforma entrega só um relatório.

Perguntas pra quem já vive isso:
1. Vocês estão emitindo os RPAs e mandando os eventos do eSocial por afiliado, ou a orientação tem sido "não compensa, valor é pequeno"? Já viram autuação ou notificação nesse cenário?
2. Como estão tratando afiliado que também é MEI ou tem CNPJ — pedem nota e pronto, ou continuam no RPA quando a plataforma paga o CPF?
3. Sobre honorário: vocês cobram isso à parte do mensal do seller? Por afiliado, por lote, por competência? Eu confesso que ainda não sei quanto cobrar. Conheci recentemente uma ferramenta que gera os RPAs e transmite o lote inteiro pro eSocial a partir da planilha da plataforma, e o custo dela é bem baixo perto do que o seller paga hoje de honorário pra ter esse serviço feito — então a conta de cobrar um valor por competência e absorver a ferramenta fecha com folga. Só não sei qual é o padrão de mercado. Se alguém cobra por afiliado ou por lote, qual faixa faz sentido?

Não é propaganda, não vou citar nome aqui — é dúvida de precificação e de conformidade mesmo, porque esse público (afiliado/seller) cresceu muito rápido e a rotina do escritório não acompanhou.

— Junior Garcia, Garcia Contabilidade (Ponta Grossa/PR)

DAYANE BATISTA GOMES DA SILVA

Dayane Batista Gomes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 1 dia Quinta-Feira | 24 setembro 2026 | 10:05

Olá Junior,
Eu também tenho empresas que precisam fazer esse trabalho e ainda estou tentando definir quanto cobrar. Pensei em cobrar pelo menos R$ 1,00 por CPF, considerando a geração do RPA e a conferência das informações no eSocial. Mas alguns clientes chegam a ter 300 afiliados pessoa física por mês, então o valor pode ficar bem alto.

Encontrei um sistema de geração de RPA que custa R$ 99,00 para até 2.500 afiliados. Queria saber como você está organizando essa rotina: qual sistema você usa e como pensou na cobrança? Você cobra um valor fixo, por afiliado ou combina os dois?

FINANCEIRO INOVAÇÃO

Financeiro Inovação

há 1 dia Quinta-Feira | 24 setembro 2026 | 12:03

Bom dia, aqui tivemos o mesmo problema, conversei com outros colegas da área, e pelo que vi estão cobrando entre R$ 40,00 a 50,00 por afiliado, devido ao trabalho manual do cadastro de cada um deles, infelizmente acaba ficando um custo alto para as empresas, que pelo que vi estão desabilitando os afiliados, por conta do custo que acaba aumentando, com a contabilidade e também com os impostos.

OBS: uma cliente minha está usando um sistema, que pega a planilha que a shopee fornece, e converte tudo para um rpa em pdf, auxilia muito na hora de declararmos, porém o trabalho para subir as informações para o sistema/esocial, infelizmente é manual, até o presente momento, não conseguimos identificar uma forma automática de fazer esses cadastros, e devido a esse trabalho, estamos cobrando R$ 40,00 por afiliado.

Natalia de Fatima

Natalia de Fatima

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 dia Quinta-Feira | 24 setembro 2026 | 14:29

Boa tarde. Tem um escritório de contabilidade de um amigo que usa o sistema MandaRPAs para automatizar esse processo para os clientes dele, mas não sei como está cobrando por isso. Também conheço outro contador que faz tudo manualmente e está cobrando R$ 35 por RPA.

Alguns vendedores grandes da Shopee chegam a precisar de quase 1.000 RPAs por mês, então valores acima de R$ 10 por RPA já não fazem sentido para esse tipo de cliente, que alem de pagar um valor extra ao contador ainda vai precisar pagar a DARF gerada pelos RPAs, diminuindo bastante a margem de lucro.

Junior Garcia

Junior Garcia

há 11 horas Sexta-Feira | 25 setembro 2026 | 07:12

Pessoal, muito obrigado pelas respostas! Ajudou bastante ver a variação (de R$ 1 por CPF até R$ 40-50 por afiliado) — confirma que ainda não existe um padrão fechado no mercado pra isso.Fazendo a conta que a Natalia trouxe: pra seller grande, com quase 1.000 RPAs/mês, um valor fixo acima de R$ 10 por RPA já não fecha, porque a DARF gerada por cada RPA come a margem do cliente. Estou pensando em migrar pra uma cobrança por FAIXA de volume na competência (um valor até X afiliados, depois um adicional decrescente por bloco), em vez de multiplicar valor unitário x quantidade. Isso continua remunerando o trabalho de conferência — que existe mesmo com sistema automatizando a geração — sem punir quem tem volume alto.Sobre ferramenta: testei uma que gera e transmite direto da planilha da plataforma, e o ganho real não foi eliminar o cadastro manual (ainda preciso conferir CPF, categoria no eSocial e valor de cada linha), foi reduzir o tempo de digitação. Então acho que o preço por RPA devia refletir a conferência, não só a geração automática.Vou compartilhar aqui se eu fechar um padrão de cobrança que funcione bem no volume alto. Valeu pela troca!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies